Buscar

Em Brasília, lideranças do Conselho Deliberativo se reúnem para avanço na estruturação do Podáali


Aconteceu em Brasília, entre os dias 21 e 22 de agosto, a terceira reunião do Conselho Deliberativo do Podáali, maior instância de decisão do Fundo Indígena. A reunião teve o objetivo de avançar na estruturação do Fundo, com a deliberação de documentos e indicação de novos integrantes para compor a Diretoria e o Conselho Fiscal. O encontro presencial garantiu a participação conselheiros, que também são lideranças dos estados nos quais atuam, no acompanhamento e atuação na mobilização nacional Luta pela Vida. As duas doses da vacina eram obrigatórias para participação na reunião.


Na oportunidade, foram apresentados documentos para avaliação e aprovação: Plano de Ação; Plano de Comunicação; Regimento Interno e Normativa de Doação, Monitoramento e Avaliação – os dois últimos estão em fase de construção e receberam as contribuições e olhares indígenas do Conselho Deliberativo.



“A criação dos documentos precisa estar em diálogo com as bases, para a gente não criar algo que nem a gente consiga executar”, exclamou o representante de Roraima, Marcello Pereira, do povo Macuxi. Nara Baré, presidente do Conselho Deliberativo, seguiu as palavras de Marcello: “Não podemos engessar demais e esquecer que é pra nós mesmo”, frisou. Durante a apresentação e aprovação dos documentos, Valeria Paye – Diretora Executiva – ressaltou que o Fundo Podáali está organizando a casa para começar a operacionalizar recursos. Paye finalizou destacando a importância de construir normativas claras, responsáveis e éticas, sempre levando em consideração o olhar indígena para criação de documentos de funcionamento do Fundo.


Além dos documentos organizadores da casa, os conselheiros avançaram na definição de nomes para compor a vice-diretoria e diretoria secretária. Os nomes indicados irão se somar à equipe de Diretoras Executiva e Financeira, além da equipe técnica, para atuar na sede do Fundo, em Manaus.


Estiveram presentes conselheiros representantes do Amazonas – Marivelton Baré; Amapá – Simone Karipuna; Roraima – Marcello Macuxi; Mato Grosso – Ariabo Quezo Balatiponé; Rôndonia – Maria Leonice Tupari; Tocantins – Avanilson Karajá; Maranhão – Sônia Guajajara, além da representante da UMIAB – Rosimere Arapasso; e da COIAB – Nara Baré, presidente do Conselho Deliberativo, quem convocou a reunião. Ainda estiveram presentes as Diretoras Executiva e Financeira, além da técnica operacional e administrativa, comunicador e o assessor do Fundo, que acompanhou a reunião virtualmente.

87 visualizações0 comentário